ATLÂNTICO E PACÍFICO UNEM A DIVERSIDADE E AS BELEZAS DO PANAMÁ. O famoso Canal do Panamá é apenas uma das muitas atrações deste pequeno país centro-americano. Em 31 de dezembro de 1999, os panamenhos saíram às ruas para comemorar a entrega do Canal do Panamá que desde a sua inauguração, em 1914, estava em poder americano. A independência teve um significado de conquista de soberania para este país centro-americano. Aos poucos, naquele pedaço da América surge uma nação moderna, com ares de grande metrópole.
A Cidade do Panamá - capital do país - concentra inúmeros arranha-céus, uma rede bancária internacional, lojas sofisticadas, hotéis imponentes, além de um trânsito às vezes nervoso. Há muito o que fazer para quem visita o país. Os restaurantes típicos são diversos e a noite panamenha é uma das melhores da América Central. Enquanto a juventude panamenha se embala em boates, como a Baccu's, ou animadas danceterias, como a mexicana Señor Frog, os cassinos atraem a maioria dos visitantes estrangeiros. O Hotel Continental exibe uma das casas de jogos mais completa. E, pelo que o governo vem investindo em turismo com generosos incentivos fiscais, o Panamá não demorará a ser conhecido como um interessante destino para quem gosta de apostar alguns dólares.
A influência americana está em todas as partes - nas ruas, na infra-estrutura, no estilo de vida das classes mais favorecidas. O espanhol sempre foi a língua oficial, mas a grande maioria dos panamenhos entende inglês. Além disso, o dólar tem livre circulação no País. A moeda nacional - o Balboa -, continua restrita aos centavos. Por isso, não se assuste. Todos os preços são cotados na moeda norte-americana.
Paraíso de compras e centro financeiro, a Cidade do Panamá está cercada por belas praias e áreas para a prática de ecoturismo e esportes radicais. Em todo o País há excelentes hotéis e resorts para merecidas férias, convenções ou viagens de negócios.
BELAS PRAIAS NA COSTA ATLÂNTICA E PACÍFICA Para o brasileiro, as praias panamenhas são uma boa pedida. Além do clima quente o ano inteiro - os termômetros costumam registrar 35ºC - há praias bem distintas.
Pela sua privilegiada posição no mapa, o Panamá oferece praias de água cristalina e quente, no mar do Caribe; ou extensas praias voltadas para os oceanos Atlântico e Pacífico. Diversas ilhas ainda compõem a beleza natural do País.
Uma das mais belas é a Isla Grande, situada no mar caribenho. A pouco mais de 50 quilômetros da capital, para se chegar até lá é preciso embarcar em um dos botes-táxis, que ficam atracados na praia La Guaira. Do lado do Pacífico, vale a pena conhecer a Playa Blanca, a cerca de duas horas da Cidade do Panamá. Além da areia fina e clara que a caracteriza, também é lá que está instalada uma das mansões de veraneio de Noriega.
PERFUMES E ELETRÔNICOS TÊM PREÇOS ATRAENTES Para quem gosta de compras, o Panamá pode ser um paraíso. Na capital, o Centro Comercial Los Pueblos concentra dezenas de lojas populares. Pessoas de todos os lugares invadem as galerias durante a semana, inclusive aos domingos. Vale a pena conferir. Principalmente os eletroeletrônicos têm bons preços. Os produtos mais requintados e lojas de primeira linha estão na Via España, rua próxima aos grandes hotéis, que oferece produtos de grifes do mundo todo.
No Panamá também há uma Zona Livre, localizada na província de Colón, distante pouco mais de uma hora da capital, onde todas as mercadorias são isentas de tarifas alfandegárias, assim como no Duty Free do aeroporto de Tocumen, que concentra boas perfumarias, lojas de eletroeletrônicos e artesanatos.
É importante lembrar que a entrada no País é livre, não é necessário o visto para permanência até 90 dias em solo panamenho. Basta ter o passaporte em mãos e o comprovante de vacinação contra febre amarela.
|